Já ficou acordada (o) durante a noite e de dia bateu o cansaço? Isso ocorre de modo frequente?
Entenda como a insônia e direção não podem estar juntas e como se tratar esse problema.
O cansaço ou sonolência diurna, irritabilidade são alguns dos sintomas da insônia. Esse distúrbio atinge cerca de 40% dos brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A insônia pode ser definida como a dificuldade de começar a dormir ou de manter o sono apresentando distúrbios no funcionamento de nosso corpo tanto físico quanto mental.
A produtividade diminui, aumenta a dificuldade em prestar atenção ou lembrar de algo, dores na cabeça e outros sintomas que podem até mesmo assemelhar-se à uma ressaca. Imagine essa “ressaca da insônia” na direção de um veículo.
Muitas são as experiências de motoristas que cochilaram ou até mesmo dormem no volante, devido ao desgaste físico e mental de uma noite mal dormida.
Os perigos da insônia são muitos, a sonolência não deve ser subestimada, principalmente no trânsito. Ao sentir sono na direção, o aconselhável é que o condutor estacione o veículo em um local seguro, passe a direção para outro condutor habilitado e descansado, ou se não estiver acompanhado busque medidas para esquivar-se do sono até chegar ao destino desejado.
A Academia Brasileira de Neurologia (ABN), com apoio da Associação Brasileira de medicina de Tráfego (Abramet) do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), desenvolveram em março de 2017 uma campanha nomeada “Não dê carona ao sono”, com a intenção de conscientizar os motoristas da importância do sono e da fadiga como causa de acidentes.
Segundo as estatísticas apresentadas no website da campanha, uma pesquisa realizada pela Academia Brasileira de Neurologia aponta que 86,6% dos entrevistados já sentiram sono na direção de seus veículos em estradas, 40% dos motoristas dizem ter feito zigue-zague em estrada ao sentir sono e 23,4% relataram que saíram da pista sem perceber.
Para driblar o sono na direção alguns condutores recorrerem à medicamentos prejudiciais à saúde, dentre eles o rebite uma substância que altera demasiadamente as funções corporais ocasionando taquicardia, aumento da pressão sanguínea, agressividade, irritação, alucinações e até mesmo a degeneração das células cerebrais.
Não adianta, por mais elementos que temos no mercado hoje nada melhor que uma noite bem dormida de forma natural para encarar o dia.
Alguns elementos são indicados para distanciar a insônia e garantir uma boa noite de sono tais como: a Melatonina, Maracujá e Camomila.
Melatonina: é definida como o hormônio do sono, a melatonina além de regular o momento de dormir também age na reparação das nossas células. O professor José Cipolla Neto do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo indica que “Ela é um antioxidante poderoso e combate os radicais livres que agridem o organismo”.
Maracujá: Um alimento que apresenta vários benefícios ao corpo agindo no tratamento de problemas de sono, nervosismo, agitação, ansiedade, pressão alta, depressão e hiperatividade.
Camomila: Um calmante natural que tem seus benefícios bem conhecidos, além de tranquilizar a ajudar na insônia age também no rejuvenescimento, auxilia no alívio de cólicas e aflições estomacais além de ser um clareador natural.
Segundo a ABN, na direção o sono reduz o alerta e a atenção, aumenta tempo de reação e compromete a tomada de decisões, independentemente de o motorista cochilar ao volante ou não.
Mesmo com medidas de resolução rápidas para o sono, segundo o presidente da ABN Gilar Prado, o motorista ainda está sujeito a pequenos sonos de quatro a cinco segundos no ato da direção. Você acha que cinco segundos são pouco? Já pensou que um carro com 100 km/hs ou até mesmo com uma velocidade inferior pode sofrer ou causar acidentes graves nesse curto tempo.
“O único compromisso realmente inadiável que temos é com nossas vidas. Quem tem sono precisa dormir, mais nada ”. Equipe Editorial Bibliomed.
Por Ana Cláudia
Leia também: Problemas com o peso? Conheça o HCG 1234!
Nutrovape: Inovação para combater a insônia com elementos naturais.
Ele permite absorver nutrientes mais rápido do que através da ingestão.
O NutroVape é extremamente portátil e se encaixa no seu bolso.